0
R$0.00
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

Blog Details

Dando vida a um móvel antigo

Confira na íntegra a matéria que foi publicada no site “Minha Área” sobre a loja de móveis Osvaldo Antiguidades.

Dar novo visual para uma peça de mobiliário pode ser mais simples e econômico do que você imagina. Agumas pessoas têm dificuldade em se desfazer de um móvel, mesmo que esteja velho e em mau estado, principalmente quando se trata de uma querida herança de família. A solução adotada por alguns é pintar novamente a peça com a intenção de transformá-la em elemento de destaque. Mas cuidado, nem sempre a pintura é a melhor alternativa.

restauracao_moveis_ma_580

A artista plástica Andressa Bonn, sócia da empresa Bem Dito Canto, trabalha com restauração e repaginação de móveis e explica que quando se trata de uma peça confeccionada em madeira nobre, por exemplo, não é aconselhável que se faça a pintura, já que a textura desta madeira é muito bonita com seus veios em evidência.

Entretanto, se a madeira da peça estiver com aspecto não desejável, uma boa dica é a técnica chamada pátina.

“É superconhecida e sempre atual, porque confere ao móvel um aspecto envelhecido, porém esteticamente suave e agradável”, afirma.

Para conhecer as diversas possibilidades de renovação vale a pena procurar a ajuda de um profissional capacitado. É ele que poderá compreender as intenções do dono da peça e mostrar as alternativas.

Um mundo de opções

O designer Rodrigo Pessoa, da loja Oswaldo Antiguidades, explica que diante de novas técnicas de renovação de antiguidades e mesmo de acabamentos, renovar, restaurar e modernizar um mobiliário às vezes já sem graça se torna uma boa opção nos dias de hoje.

“Definido o projeto é hora de começar a fazer e, nesse momento, o cuidado deve ser total, desde a remoção dos acabamentos aplicados, o lixamento, o retoque das imperfeições e a aplicação do material escolhido”, resume.

Pessoa lembra que, mais do que econômica, a opção pela renovação de um móvel antigo é também uma atitude sustentável, já que se trata do reaproveitamento de um móvel que estaria fadado ao lixo. Além disso, ainda evita a compra de uma peça nova que, em seu processo produtivo, sem dúvidas utilizaria recursos naturais muitas vezes escassos.

Novos ares

  • A reforma do móvel pode contar com a ajuda de papéis de parede para ficar mais personalizada
  • Em qualquer tipo de restauro é importante respeitar as características da peça para não perder a originalidade
  • Antes da pintura, proteja ou retire todas as ferragens, maçanetas, puxadores e outras superfícies que não queira alterar. No caso de pintura é fundamental a escolha de tinta adequada às características do material, bem como ao resultado final que se pretende

Deixe o seu pensamento

Login

Perdeu sua senha?